27 de abril de 2011

Plano dinamização 2010 / 2011 Agenda 21 Escolar


Dinamização dos Projectos
“Água é Vida”, “Reduzir e Reutilizar é que está a dar”, “Guardiões da Gardunha”, “Energia e Transportes” e “Adopte um Amigo”.



Escolas Inscritas no Projecto:

- Jardim de Infância de Alcongosta

- Jardim de Infância de Aldeia de Joanes

- Jardim de Infância de Alpedrinha

- Jardim de Infância de Atalaias

- Jardim de Infância de Castelejo

- Jardim de Infância de Orca

- Jardim de Infância Porta Aberta – Fundão

- Jardim de Infância de Soalheira

- Jardim de Infância de Souto da Casa

- Jardim de Infância de Telhado

- Jardim de Infância de Vale de Prazeres

- Escola EB1 Aldeia de Joanes

- Escola EB1 Aldeia Nova do Cabo

- Escola EB1 Atalaias

- Escola EB1 Castelejo

- Escola EB1 Peroviseu

- Escola EB1 Santa Teresinha

- Escola EB1 Senhora da Conceição

- Escola EB1 de Valverde

- Escola EB2/3 João Franco

- Escola EB2/3 Serra da Gardunha



Estão inscritos cerca de 983 alunos.



Objectivos dos Projectos:

“Água é Vida” – Contribuir para o desenvolvimento de atitudes de cuidado com a Água e todo o meio que a rodeia, proporcionando oportunidades de aquisição de conhecimentos, valores, atitudes e interesse activo para a proteger e melhorar. Induzir mudanças de atitudes na escola e em casa, com vista à formação de indivíduos capazes de agir, individual e colectivamente em busca de um ambiente mais equilibrado.

“Reduzir e Reutilizar é que está a dar” – Sensibilizar os alunos para a importância da redução e reutilização dos resíduos e consciencializar para a correcta deposição dos resíduos; fomentar a mudança de atitudes nos alunos e na comunidade.

“Guardiões da Gardunha” – Sensibilizar as crianças para a importância da biodiversidade; fomentar a mudança de atitudes nos alunos e na comunidade.

“Energia e Transportes” – Despertar nos alunos a consciência de que se deve poupar energia, o que significa o consumo de energia e a importância da energia renovável. O projecto pretende também encorajar os alunos a influenciarem o seu ambiente mais próximo, como a família e a comunidade local.

“Adopte um Amigo” – Sensibilizar os alunos para a importância da adopção e responsabilidade por um animal, assim como a população em geral.



Cada projecto é constituído por 2 sessões de sensibilização. Serão ainda proporcionadas visitas de estudo à ETA da Capinha, ETAR do Fundão, Serra da Gardunha (Alcongosta ou Souto da casa), Central de Compostagem e Parque Eólico da Gardunha, consoante o projecto escolhido.

Sem comentários:

Enviar um comentário